Sociedade

AD vence no distrito de Leiria e Chega é segundo

18 mai 2025 23:01

Coligação mantém número de deputados, PS perde um deputado para o Chega

ad-vence-no-distrito-de-leiria-e-chega-e-segundo
Sofia Carreira foi eleita deputada pela AD, no círculo de Leiria
Ricardo Graça

Está fechada a contagem de votos no distrito de Leiria, com um reforço da votação para a AD e para o Chega, que consegue eleger o terceiro deputado, relegando o PS para a terceira posição e com menos um deputado do que nas legislativas de 2024.

Com estes resultados, a AD (37,06%) elege o mesmo número de deputados que no ano passado (Margarida Balseiro Lopes, Hugo Oliveira, Sofia Carreira, João Paulo Santos e Ricardo Carvalho).

O Chega (23,07%) destronou o PS do segundo lugar, conseguindo eleger três deputados: Gabriel Mithá Ribeiro, Luís Paulo Fernandes e Cristina Vieira Henriques.

Já o PS (18,98%) elegeu apenas dois deputados: Eurico Brilhante Dias e Catarina Louro.

Os resultados no distrito de Leiria mantêm a IL na quarta posição, com uma ligeira subida, seguindo-se o Livre, que também subiu na votação, conquistando o quinto lugar, que tinha sido assegurado pelo BE em 2024.

Dos mais de 411 mil eleitores inscritos, votaram pouco mais de 265 mil, o que deixou a taxa de abstenção ligeiramente acima da registada em 2024.