Sociedade

Acto de vandalismo destrói instalações sanitárias no parque do Cotrofe

1 nov 2025 15:00

"Serão alguns milhares de euros de prejuízo"

acto-de-vandalismo-destroi-instalacoes-sanitarias-no-parque-do-cotrofe
Jacinto Silva Duro

O cenário era desolador. Loiças sanitárias partidas em cacos, janelas esventradas e azulejos destruídos.

Uma das instalações sanitárias do Parque de Merendas do Cotofre, na freguesia de Pombal, foi completamente“arrasada”, na sequência de vandalismo.

Ainda não se sabe quem terá cometido o acto.

“Serão alguns milhares de euros de prejuízos, ainda não fizemos as contas. Além das loiças, e dos azulejos, as janelas com oscilo-batentes, luminárias, tudo o que fosse possível partir, foi destruído”, conta, com revolta na voz, a presidente da junta de freguesia.

Carla Longo recorda que o espaço onde, semanalmente, centenas de famílias usufruem da natureza, do parque infantil, do relvado, das zonas de piquenique, dos fornos e assadores foi inaugurado a 27 de Abril de 2024, após um grande investimento na sua requalificação.

“Já tinha havido ali caso de furtos de materiais e de grafitti, mas nunca uma falta de civismo como esta, que deixa qualquer pessoa estarrecida. Eu própria estou estarrecida!”

O espaço conta com videovigilância, porém, a zona afectada não está coberta por este sistema. “As áreas mais sensíveis estão vigiadas, mas não era possível com os nossos recursos abranger a totalidade do parque”, explica a autarca.

A destruição terá ocorrido de sexta-feira, dia 17, para sábado, dia 18.

“Na sexta-feira, a nossa equipa de exteriores foi ao espaço para o limpar a fim de o abrirmos ao público do Rallye Vidreiro. A prova passou por ali e correu tudo bem, mas, foi já no sábado, que demos conta do sucedido”, conta Carla Longo.