Sociedade

Activista transgénero finlândes reflecte sobre identidade de género em Leiria

16 mai 2018 00:00

Conferência Identidade Trans: Desconstruir. Educar. Respeitar decorre esta quarta-feira, às 17 horas, na Escola Superior de Sáude, em Leiria

activista-transgenero-finlandes-reflecte-sobre-identidade-de-genero-em-leiria-8665

Sakris Kupila, activista transgénero finlandês marca presença em Leiria para a conferência sobre direitos da identidade de género Identidade Trans: Desconstruir. Educar. Respeitar.

Sakris é estudante de medicina e nunca se sentiu mulher. Falará da sua luta na defesa dos direitos de identidade de género, num país que ainda o considera uma pessoa com um distúrbio mental.

A iniciativa conta ainda com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, tem a seu cargo a responsabilidade governamental de construir um país que respeite os direitos humanos de todas as pessoas LGBTI+.

Abordará, de igual modo, as mudanças na lei aprovadas pelo Parlamento português e que colocam Portugal como um dos países com leis mais progressistas no mundo.

Com organização do Grupo Local de Leiria da Amnistia Internacional, o evento realiza-se na semana em que se assinala o Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia.