Sociedade

Polícia Judiciária investiga morte de estudante do Politécnico de Leiria

8 abr 2022 09:52

Estudante de 18 anos do Politécnico de Leiria morre no Hospital de Santo André

acidente-em-casa-mata-caloiro-em-leiria-em-actualizacao
Jovem foi transportado para o Hospital de Leiria

Um estudante do 1.º ano de Solicitadoria da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria morreu ontem  no Hospital de Santo André, em Leiria, após um alegado acidente na casa que partilhava com outro colega, nos Parceiros.

Fonte da PJ, que está a investigar os factos, refere que “todos os cenários estão em aberto”, mas não confirma, para já, "algumas informações que estão a circular”, nomeadamente relacionadas com actividades de praxe.

Num comunicado, o Comando Distrital de Leiria da PSP informa que recebeu um telefonema, ontem, pelas 23 horas, no Centro de Comando e Controlo Operacional de Leiria, a referir que tinha falecido um jovem, no Hospital de Santo André, em Leiria.

"Os polícias de serviço deslocaram-se ao local e contactaram o pessoal médico que assistiu o jovem, infelizmente falecido, apurando que o mesmo tinha 18 anos, que deu entrada no Hospital de Santo André, ontem, pelas 19:30 horas, em paragem cardiorrespiratória", adianta o comunicado.

Segundo o comunicado, foi "apurado que foi recebida uma chamada no número nacional de emergência 112, ontem, pelas 19:11 horas, comunicando a necessidade de accionamento de assistência médica para um jovem, que alegadamente tinha sofrido um acidente doméstico, tendo sido acionada uma ambulância para o local".

"Foi igualmente apurado que o jovem falecido apresentava lesões torácicas que poderiam estar relacionadas com a causa da morte", refere o mesmo comunicado.

A PSP informa que "desenvolveu as diligências urgentes destinadas a identificar outros cidadãos relacionados com a ocorrência e, por não estarem claras as causas da morte, contactou o órgão de polícia criminal que detém a competência para investigar os factos em questão".

Segundo disse o 'Real D. Dinis' (órgão de praxe) e presidente da Associação de Estudantes da ESTG, Joel Rodrigues, o estudante não fazia parte da praxe, contrariando notícias avançadas que relacionavam a morte do estudante com actividades de praxe.

 Joel Rodrigues afirmou que o jovem “estava em casa” e que “terá sido um acidente”, desconhecendo-se como os factos terão acontecido.

O dirigente estudantil adianta que, após conversa com a direcção da ESTG, foi decidido activar o Serviço de Apoio ao Estudante.

"O Politécnico de Leiria e toda a sua comunidade académica querem, em primeiro lugar, transmitir a toda a família e amigos o pesar pela morte do nosso estudante", adiantou aquela instituição de ensino superior.

Referindo que "tem ainda informação muito escassa e que se encontra a acompanhar de perto esta situação", o Politécnico de Leiria adiantou que o sucedido ocorreu "no apartamento particular onde o estudante residia" e "está a ser investigado pelas autoridades competentes, não existindo informação que aponte para uma relação com actividades de praxe académica".

"Assim que existam informações concretas e fidedignas sobre este lamentável acontecimento, comunicaremos pelos canais habituais".

Fonte do Centro Hospitalar de Leiria informa que o jovem "deu entrada ontem, dia 7 de Abril, no Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André, em manobras de reanimação, com um quadro de choque hemorrágico e apresentava duas feridas na região axilar".

"O óbito foi declarado pelas 20 horas", acrescenta o hospital.

*Actualizado às 11:15 horas.