Viver

Abertura do festival Hádoc apresenta Billie, de James Erskine

3 abr 2022 14:30

O filme a exibir no Teatro Miguel Franco é construído a partir do trabalho da jornalista Linda Lipnack Kuhel, que nos anos 70 registou mais de 200 horas de entrevistas com pessoas próximas da cantora

Billie, Terça-feira, 5 de Abril, às 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria

O timbre de Billie Holiday ou Lady Day, como também é lembrada, é possivelmente das marcas mais inconfundíveis da história do jazz. Mesmo quando, já em fim de vida, esse mesmo timbre evidenciava sinais de longos anos de abusos de substâncias e as vicissitudes de uma vida tumultuosa, Billie nunca deixou de ter o reconhecimento do público, ainda que a indústria não fosse tão complacente com os altos e baixos da sua carreira.

O filme de James Erskine que o Hádoc  apresenta na abertura da sua 11.ª edição, é construído a partir do trabalho da jornalista Linda Lipnack Kuhel, que nos anos 70, como preparação de uma biografia de Billie que nunca chegaria a escrever, registou mais de 200 horas de entrevistas com pessoas próximas da cantora: músicos, amigos, familiares, amantes.

Contando com imagens de arquivo recentemente restauradas, também de algumas das actuações da artista, Billie é um documento essencial para o formar um retrato de uma das maiores vozes do século XX. 

Terça-feira, 5 de Abril, às 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Mais informação sobre o festival em hadoc.pt