Sociedade

Abaixo-assinado reclama mais transportes públicos em Leiria

4 dez 2021 10:38

Munícipes pedem à câmara para estender Mobilis à noite e fim-de-semana.

abaixo-assinado-reclama-mais-transportes-publicos-em-leiria

Disponibilidade de autocarros Mobilis em horário pós-laboral e aos fins-de-semana e feriados é o desejo de quase mil pessoas, que assinaram uma petição, que foi entregue à Assembleia Municipal de Leiria, órgão que já agendou a discussão do assunto para a próxima reunião.

Liliana Pereira, moradora nos Marrazes, dirigiu-se aos deputados apresentando um cenário hipotético: “imaginem que quando saírem desta sessão se dirigem aos vossos automóveis e o motor não pega. Ficam a saber que não têm carro na próxima semana. Como é que iriam fazer para irem para casa, para o trabalho, levarem os filhos à escola ou irem a uma consulta médica?”

Para esta cidadã, “viver sem carro em Leiria é muito complicado”, o que “condiciona a vida de muitos jovens, idosos e pessoas com deficiência”, porque a “periodicidade dos transportes públicos é limitada, poucas linhas funcionam para lá das 19 horas e nenhuma aos domingos e feriados”.

Liliana Pereira revelou que teve de ir de boleia à Assembleia Municipal, tendo como alternativa o percurso de cerca de 45 minutos a pé. “A petição assinada por 987 pessoas em prol do alargamento do horário é prova que existe forte procura”, salientou, ao propor que a autarquia – cuja resposta do vereador referiu a existência de um contrato até 2024 – realize um contrato complementar com um alargamento dos horários.