Sociedade

Abaixo-assinado pede limpeza de graffiti no centro de Leiria

10 mar 2020 10:45

Alguns dos locais alvo de vandalismo já foram limpos.

abaixo-assinado-pede-limpeza-de-graffiti-no-centro-de-leiria

Um grupo de moradores e comerciantes da zona histórica de Leiria entregou um abaixo-assinado ao presidente da Câmara a solicitar maior fiscalização e a limpeza de graffiti em várias paredes do centro da cidade.

Na semana passada, os cidadãos foram surpreendidos com inscrições em diferentes paredes, cantarias e equipamentos urbanos, “actos de vandalismo” como o classificam.

Nesse sentido, apelam à Autarquia para dar cumprimento à Lei e instaurar autos de contra-ordenação, bem como a remoção dos mesmos e uma fiscalização nos espaços.

A PSP de Leiria informa que “até ao momento, não foi possível proceder à identificação de quaisquer suspeitos, nomeadamente com recurso ao sistema de videovigilância”, uma vez que o mesmo “não abrange directamente as artérias alvo da realização de graffiti”.

A PSP acrescenta que “fora dos casos permitidos”, a realização de graffiti constitui uma contra- ordenação, que pode ser leve, grave ou muito grave, de acordo com o carácter definitivo ou irreversível e com o local onde é feita.