Viver

À Vista. Teatro amador no Freixial atraiu mais de 40 actores em menos de um ano

9 jun 2023 12:30

A estreia de O Mistério da Janela Fechada acontece no fim-de-semana

a-vista-teatro-amador-no-freixial-atraiu-mais-de-40-actores-em-menos-de-um-ano
Ensaio para a estreia da segunda produção da companhia, que será apresentada no auditório do Rancho Folclórico do Freixial
DR

Afonso, reformado, é o faz tudo do prédio e vive com a mulher, Matilde; Tatiana, mãe solteira à espera de um terceiro filho, está sempre atenta ao que se passa e adora “fofocar” com as vizinhas; Carla cuida do marido, Aníbal, mas, também, das coscuvilhices que possam chegar através das paredes; Rúben, filho da Carla e do Aníbal, é um rapaz pacato, e, no entanto, muito curioso. Destas e de outras personagens se ocupa a segunda produção da companhia À Vista, do Freixial, no concelho de Leiria. A estreia de O Mistério da Janela Fechada, depois de meio ano em ensaios, acontece no fim-de-semana e marca o arranque da segunda temporada do grupo de teatro amador, que já mobiliza mais de 40 actores, nenhum deles profissional.

Para as duas primeiras apresentações de O Mistério da Janela Fechada – agendadas para sábado, 10 de Junho, às 21 horas, e domingo, dia 11, com início às 16 horas, ambas no auditório do Rancho Folclórico do Freixial – estão convocados dois elencos.

A trama centra-se na vida dos habitantes do prédio e nos acontecimentos anormais que nele ocorrem. Diferentes protagonistas, com diferentes histórias, que parecem captar a atenção de um homem que todos os dias se senta no banco do jardim, a observar.

O enredo “inspira-se na actualidade” e, de acordo com Beatriz Vieira, autoras do texto, mostra como, muitas vezes, “não conseguimos ver para além daquilo que nos é mostrado”. O que será que se passa no prédio? O que será que o homem tanto observa? Quem vive atrás da janela que permanece fechada?

Actualmente a estudar canto jazz na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, Beatriz Vieira divide a coordenação do colectivo À Vista com a irmã, Alexandra Vieira, que tem formação em artes plásticas. No último Outono, escreveram a nova produção da companhia em conjunto e também assinam, em co-autoria, a primeira peça, O Sonho Comanda a Vida, estreada em Setembro do ano passado. Contam com Sónia Santos na equipa directiva e aproveitam a colaboração de Daniela Carvalho, estudante de teatro na ESMAE.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ