Viver

A Porta acabou, viva A Porta. E a pousada da juventude continua aberta com cinema, música, artes plásticas e oficinas

22 jun 2022 09:40

Hoje há cinema gratuito na antiga pousada de juventude de Leiria e a equipa que organizou o festival A Porta preparou um programa adicional que vai ocupar o palacete até ao final do mês

a-porta-acabou-viva-a-porta-e-a-pousada-da-juventude-continua-aberta-com-cinema-musica-artes-plasticas-e-oficinas
Exposição Casa Plástica, com curadoria de Leonardo Rito, para ver até 30 de Junho
Ricardo Graça

Symphony of the Ursus Factory, filme de Jaśmina Wójcik, é exibido esta quarta-feira na antiga pousada da juventude de Leiria, pelas 21:30 horas, numa sessão de cinema para todas as idades, com acesso gratuito.

“Através de sons e da memória corporal, os antigos trabalhadores da fábrica Ursus encenam um dia de trabalho numa instalação que já não existe. A sinfonia que daí resulta consiste numa coreografia de movimentos — não só dos trabalhadores fabris, mas também do pessoal administrativo, técnico e de gestão — acompanhados de uma atmosfera sonora de indústria pesada”, lê-se no site do festival A Porta, cuja equipa é responsável pela ocupação do palacete até ao final do mês.

Depois de receber o festival A Porta, que terminou no domingo, 19 de Junho, o edifício da antiga pousada de juventude de Leiria, localizado no Terreiro, proporciona até 30 de Junho um programa adicional com cinema, música, artes plásticas, oficinas e actividades para famílias.

Amanhã, 23 de Junho, às 21:30 horas, está agendada uma Sessão Especial Ucrânia do Shortcutz Leiria, com várias curtas-metragens, que tem por objectivo angariar fundos para a associação Lado a Lado, que envia bens para as cidades ucranianas e mantém uma escola para que as crianças de famílias refugiadas em Portugal possam continuar a aprender na língua de origem.

Na sexta-feira, também à noite, mais cinema, com a projecção do filme Sisters With Transistors, de Lisa Rovner, que conta a história das mulheres pioneiras na música electrónica e tem narração de Laurie Anderson, além de testemunhos de Clara Rockmore, Bebe Barron, Suzanne Ciani, Laurie Spiegel e Eliane Radigue.

A exposição Casa Plástica, com curadoria de Leonardo Rito e obras de Gonçalo Pena, Nuno Gaivoto, Neuza Matias, Sílvia Patrício e Tiago Baptista, continua patente ao público até ao final do mês.

Na tarde de sábado, 25 de Junho, está prevista a actividade Famílias Sem Fronteiras e um set da dj Rita Zukt, enquanto no domingo, 26 de Junho, estão anunciados dois workshops: Faz para o gato (com Mariana Costa e Silva) e Como Deixar de Ser um Plantassassino (orientado por Sofia Manuel).