Viver

A Casa que Temos Dentro é a segunda peça do colectivo Nem Marias Nem Manéis

14 mai 2025 16:33

Estreia acontece esta quinta-feira na Maia

a-casa-que-temos-dentro-e-a-segunda-peca-do-colectivo-nem-marias-nem-maneis
Apresentação no âmbito do projecto Histórias Sem Fronteiras
Catarina Mamede (imagem editada a partir do original)

O texto de Paulo Kellerman conta com encenação e dramaturgia de Cátia Ribeiro, coreografia de Rita Rosa e Cátia Ribeiro, música de Nelson Brites e interpretação de Rita Rosa, Catarina Mamede e Cátia Ribeiro.

A estreia de A Casa que Temos Dentro acontece esta quinta-feira, 15 de Maio, às 16 horas, no Grande Auditório do Fórum da Maia.

O segundo espectáculo do colectivo Nem Marias Nem Manéis será apresentado no âmbito do projecto Histórias Sem Fronteiras, promovido pela Hirundo - Associação para o Pensamento Crítico, Cultura e Desenvolvimento.

Histórias Sem Fronteiras é um projecto-piloto que recorre ao storytelling e ao cinema de animação para fomentar a inclusão de jovens migrantes no contexto escolar e na sociedade, explorando temas como a integração, a igualdade de género e a empatia intercultural.

“O que distingue cada pessoa são as suas raízes. Mas o que acontece quando se perderam as raízes? Oque fazer? Como as recuperar? Como as reconhecer?”, lê-se na sinopse da nova produção da companhia de Leiria. “Acompanhamos a viagem simultaneamente física e alegórica de uma personagem que se descobre sem raízes, perdidas algures no seu caminho. E que para as recuperar tem de responder a uma pergunta simples: o que realmente é mais importante para mim?”

Desenvolvido em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Pedrouços, o projecto Histórias Sem Fronteiras é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação "la Caixa", através da iniciativa PARTIS & Art for Change, e conta com a parceria da Direcção-Geral da Educação, da Câmara Municipal da Maia, da Cooperativa Cultural Cola e do Centro de Formação Maia Trofa.

Uma das fundadoras da Hirundo é Fausta Pereira, que tem ligações familiares ao concelho de Pombal.