Viver

Império Romano abriu há 30 anos

29 jun 2023 08:30

Lasers, estátuas, Vangelis e muito mais nesta discoteca da Marinha Grande

DR
Daniela Franco Sousa

Dia 29 de Junho de 1993, precisamente há 30 anos, abria portas, pela primeira vez, a discoteca Império Romano, na Garcia, Marinha Grande. O público fazia longa fila para entrar e conhecer o espaço que iria revolucionar a noite da região nos anos seguintes, tais eram as novidades que o estabelecimento oferecia.

Aos 14 anos, Henrique Mendes, lusodescendente, já tinha criado uma discoteca em sua casa, que se tornou um sucesso na cidade de Lyon. O jovem depressa se especializou em som e iluminação e passou a animar vários espaços em França.

Quando regressou a Portugal, abriu uma loja de som e de luz na região de Leiria, e em 1993, com a esposa, Anabela Mendes, idealizou a discoteca Império Romano, recorda a filha, Stephanie Mendes.

“Jorge e Lisete Figueiredo, meus tios, associaram-se quando terminou a construção”, explica Stephanie.

Tudo naquele espaço era grandioso. A começar pela dimensão da discoteca e do jardim, também pela decoração no interior e no espaço envolvente, com grandes colunas e estátuas ao estilo romano, importadas de Itália, dos célebres estúdios Cinecittà.

A abertura de cada noite na discoteca era um momento de apoteose, com jogos de luzes e lasers, zonas de palco que emergiam do subsolo ao som de êxitos de Vangelis. O animado Bekas

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ