Entrevista

Raul Almeida: "Aeroporto em Santarém é a localização que mais contribui para a coesão territorial do País"

5 jan 2024 09:31

O novo presidente do Turismo do Centro acredita que 2023 foi o melhor ano de sempre no turismo da região e defende que as entidades regionais de turismo “são um bom exemplo de regionalização".

Maria Anabela Silva

Apontou como prioridade para o mandato a consolidação da marca turística Centro de Portugal. Como é que esse objectivo pode ser alcançado?
Temos de continuar a posicionar o Centro de Portugal na linha da frente do turismo nacional e proporcionar a quem nos visita cada vez mais motivos para voltar à região. Também queremos garantir aos empresários todas as condições para que a sua actividade e esforço dêem frutos. Mas há outras prioridades, nomeadamente, ao nível da organização do território e dos financiamentos comunitários, um trabalho a desenvolver em articulação com as comunidades intermunicipais, com as sub-regiões, com as marcas e com os programas operacionais. O papel da Entidade Regional de Turismo do Centro passa por fazer o escalonamento regional de todos os produtos turísticos deste território.

Dentro dessa estratégia, que produtos podem ser potenciados ou trabalhados ainda melhor?
Há já uma série de produtos que são trabalhados e bem trabalhados, que acrescem aos produtos considerados âncora. Temos quase 280 quilómetros costa, a Serra da Estrela, Fátima, percursos pedestres e natureza. Precisamos de continuar a trabalhar outros produtos, de forma a quebrar a sazonalidade e a contribuir para a coesão territorial da região. Há ainda um desequilíbrio territorial no turismo. Cerca de 90% do turismo está no litoral. Devemos continuar a trabalhar as praias, um produto importante, mas precisamos de combater esse desequilíbrio territorial, reforçando a aposta noutros produtos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ