Entrevista

José Figueira: “A violência doméstica é um dos crimes onde empenhamos mais meios”

25 ago 2022 14:27

O comandante distrital da PSP de Leiria garante que o distrito é seguro e que a falta de efectivos é colmatada com o espírito de missão dos agentes

José Figueira tomou posse em Outubro de 2021
Ricardo Graça

Que tipo de criminalidade existe no distrito de Leiria?
Comando sete concelhos e em cada um deles a criminalidade é distinta. Temos zonas mais turísticas, mais industrializadas e zonas de grande riqueza e não nos podemos esquecer que temos aqui uma grande parte da indústria de Portugal. Toda esta zona é rica e onde há riqueza o crime está necessariamente associado. Temos o crime da violência doméstica que incide mais nas zonas de maior densidade populacional à qual a polícia adequou os seus procedimentos para fazer face a este flagelo, que é verdadeiramente preocupante. Naquilo que são os crimes contra as pessoas, a violência doméstica é um dos que mais nos preocupa e, naquilo que é o nosso esforço operacional, é onde também empenhamos mais meios. Também temos os crimes específicos, como o furto de catalizadores. Temos também o furto no interior de residências e nesse capítulo já interceptámos vários grupos de estrangeiros a operar em Portugal. Temos a registar também alguns roubos e depois o tipo de crimes que estão associados ao aumento do turismo e do desconfinamento. Se temos mais pessoas nas ruas, mais actividades, mais festividades, há algum aumento da criminalidade.

Leiria é um distrito seguro?
Posso afirmar isso seguramente. Leiria é um distrito seguro e que se recomenda para viver. A polícia tem dado resposta às necessidades do que vai sucedendo. Veja-se o que já se fez na questão desses grupos que operavam [furtos em residências]. Demos uma resposta rápida e cabal, promovendo a sua detenção e ficaram em prisão preventiva e são grupos que operam a nível internacional.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ