Entrevista

Alexandre Dionísio: “Leiria é uma das zonas com uma alta prevalência de esclerose múltipla”

11 abr 2024 10:05

O director do serviço de Neurologia do hospital de Leiria afirma que ainda há um caminho a percorrer para se chegar a um tratamento eficaz para a doença de Parkinson e para o Alzheimer

Alexandre Dionísio, neurologista
Ricardo Graça

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Doença de Parkinson. Qual a importância de se assinalar esse dia?
Serve de pretexto para alguma reflexão à volta da doença, das suas especificidades e implicações em termos individuais e do impacto social que a doença tem. Estamos a falar de uma doença com um impacto muito marcado de incapacidade e, portanto, é muito importante haver respostas para os doentes e suas famílias.

Qual a causa da doença de Parkinson?
A causa da doença de Parkinson é desconhecida. Genericamente é uma doença que resulta de uma interacção complexa entre um conjunto de factores genéticos e ambienciais. Há factores genéticos envolvidos, alguns que podem ter um efeito causal directo em relação à doença e outros que são factores genéticos que funcionam essencialmente como factores de risco e cuja expressão vai ser condicionada por alguns factores ambienciais, que também não estão completamente identificados. Também aí existem várias teorias. Fala-se, por exemplo, na exposição a pesticidas e herbicidas. O risco de doença parece ser maior em contextos em que as pessoas vivam em ambientes rurais ou que bebam água não canalizada. Há aqui um mediador que é um constituinte de vários destes pesticidas e herbicidas que é a metil tetrahidropiridina, (mptp). Houve estudos sobre a prevalência da doença de Parkinson em jogadores profissionais de futebol, por causa do contacto diário com o relvado. Fala-se nestas questões, mas não há uma causa para a doença. Mais recentemente, foi possível demonstrar que em ambiente laboratorial, a doença de Parkinson pode ser transmitida. Ou seja, teria um comportamento para-infeccioso. Aqui vão-se buscar teorias relacionadas com os modelos das doenças por priões ou a famosa doença das vacas loucas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ