Veja a galeria de imagens da construção e implantação do terço do Centenário em Fátima Veja a galeria de imagens da construção e implantação do terço do Centenário em Fátima Veja a galeria de imagens da construção e implantação do terço do Centenário em Fátima

Galeria

03 Maio 2017

Veja a galeria de imagens da construção e implantação do terço do Centenário em Fátima

Peça foi iluminada para testes na semana passada

Clique na imagem acima para ver a galeria de imagens

Santuário de Fátima apresentou a nova obra da artista plástica Joana Vasconcelos, um terço gigante que se vai iluminar à noite, assinalando o Centenário das Aparições.

Embora o JORNAL DE LEIRIA e a população de Fátima tenham já presenciado as lâmpadas acesas para testes no final da semana passada, o santuário assegura que a peça vai ser iluminada, "pela primeira vez", na noite do dia 12 de Maio, quando o Papa Francisco entrar no recinto de oração do Santuário de Fátima para rezar o terço.

A partir daí, vai acender-se todas as noites, às 21:30 horas, quando se inicia a oração do rosário nas vigílias de oração na Cova da Iria.

A artista plástica disse aos jornalistas que a sua relação com o Santuário de Fátima se transformou com uma “peregrinação”, a partir de 2002, mostrando-se grata por poder fazer parte das celebrações do Centenário das Aparições, “um momento tão importante para Portugal e os portugueses” e poder “colaborar nesta mensagem de paz”.

“Esta mensagem de paz é muito importante neste momento e é muito importante que haja símbolos que ajudem a passar esta mensagem de paz”, acrescentou.

Joana Vasconcelos realçou que a peça ‘Suspensão’ procura reflectir “a relação entre o céu, a terra e a luz” e fazer passar “uma mensagem de paz, de tolerância e de amor para o mundo.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, assinalou que a obra tinha a "dificuldade extrema" de se projectar "à escala deste enorme recinto de oração".

"Lançamos o desafio à Joana Vasconcelos para uma obra que marcasse o Centenário das Aparições", relatou, falando "num desafio fora do comum".

"Pretendíamos marcar o Centenário das Aparições com uma obra que fosse significativa", acrescentou o reitor.

Marco Daniel Duarte, director do Museu do Santuário de Fátima, refere numa nota explicativa que a peça, com a “típica escala monumental” das obras da artista portuguesa, “lembra o pedido da Virgem Maria, de que se reze o terço com um propósito muito claro: o de alcançar a paz para o mundo”.

“Com esta obra se sublinha como o terço, oração que a Virgem Maria pediu aos Pastorinhos de Fátima, é o símbolo maior da Mensagem da Cova da Iria”, acrescenta.

‘Suspensão’ foi realizado em resina de polietileno, com iluminação LED, tendo 26 metros de altura.

Ecclesia/JORNAL DE LEIRIA

© Jorlis - Todos os direitos reservados