Misericórdia quer estar mais próxima da comunidade

Sociedade

16 Março 2017

Misericórdia quer estar mais próxima da comunidade

HDMA promove actividades saudáveis até ao final do ano.

Com o objectivo de aproximar a comunidade aos serviços do Hospital D. Manuel de Aguiar (HDMA), o projecto Viver Leiria Saudável dinamiza diversas actividades na área da saúde, na cidade de Leiria. O projecto arrancou no dia 11 de Março, e irá prolongar-se até ao final do ano.

Caminhadas, jornadas de alimentação, campanhas de prevenção e dias abertos no HDMA são algumas das actividades previstas.

Na apresentação do projecto, que decorreu na sexta-feira, dia 10, Carlos Poço, provedor da Santa Casa da Misericórdia, referiu que a comunidade desconhece "o vasto leque de oferta de serviços de saúde" do HDMA. "Queremos dar a conhecer o que fazemos e ter um maior envolvimento com a comunidade."

Carlos Poço frisou que, apesar de ser um hospital moderno, "para a sociedade continua a ser o hospital velho", estigma que, avança o provedor, pretendem alterar. E é neste sentido que são promovidas estas actividades, com o apoio de diversas instituições, entre as quais a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico de Leiria.

No final deste mês, dia 28, haverá uma caminhada. Nos dias 28 e 29 de Abril será dinamizada a Aldeia da Alimentação Saudável, no mercado Sant'Ana. Para estar, também, mais perto das crianças, no dia 3 de Junho decorre um dia aberto no HDMA, no âmbito do Dia Mundial da Criança. Já no Verão, é promovida uma palestra sobre os cuidados a ter com o sol, no dia 7 de Julho.

Do programa fazem também parte uma actividade na Base Aérea de Monte Real, uma campanha de prevenção para os riscos do consumo excessivo de álcool, actividades de primeiros socorros junto da comunidade escolar e a Animália e Cãominhada, com um prémio surpresa para quem adoptar animais.

© Jorlis - Todos os direitos reservados