Arte urbana chegou à serra Arte urbana chegou à serra Arte urbana chegou à serra

Cultura

24 Setembro 2015

Arte urbana chegou à serra

Projecto Aurora - Artistas transformam paragens de autocarro de São Bento, Porto de Mós

Se, por estes dias, passou pela freguesia de São Bento, Porto de Mós, pode, muito bem, ter-se cruzado com Damn One, Ale ou Francisco Camilo, três dos seis artistas com trabalho na área da street art que estão a transformar as paragens de autocarros da aldeia em obras de arte urbana.


A ideia partiu da necessidade de requalificar os abrigos, feitos em cimento e com a tinta, há muito, 'comida' pela passagem do tempo. Partindo dessa constatação, a Junta de Freguesia desafiou Marina Rei, uma jovem natural da terra que trabalha em Lisboa na área da arte pública, a convidar alguns artistas para participarem a iniciativa. Assim nasceu o projecto Aurora, que pretende intervir em 16 paragens.

No final, será criada uma rota de arte pública na freguesia e até haverá formação de guias,  que poderão depois servir de cicerones aos visitantes. Se, no início Samuel Costa, tesoureiro da Junta, teve dúvidas quanto à aceitação do projecto por parte da população,
as reacções às primeiras intervenções, feitas no passado fim-de-semana, não deixam margem para dúvidas.


“As pessoas adoraram a ideia. Aderiram muito bem ao conceito e já pedem que o projecto  e estenda além dos dois meses previstos. Já temos pedidos de instituições sociais, de colectividade e até de privados, que disponibilizam as suas instalações para os artistas pintarem”, conta o autarca.

Proprietária de uma pequena mercearia e café em São Bento, Arminda Januário aplaude a ideia. “Está a ficar muito bonito. As cores dão-lhe outra vida”, disse ao JORNAL DE LEIRIA na passada sexta-feira, primeiro dia de trabalho dos artistas. “As pessoas que vêm [ao estabelecimento] estão curiosas e fazem perguntas, mas também não lhes posso dizer muito”, referia Arminda, que confessava sentir alguma curiosidade por ver o resultado final.

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente

Maria Anabela Silva
Redacção Maria Anabela Silva anabela.silva@jornaldeleiria.pt
© Jorlis - Todos os direitos reservados